Avançar para o conteúdo principal

Vamos falar de peso?

Não gosto muito de falar de peso. Principalmente porque, apesar de nunca ter tido excesso de peso, nunca ou poucas vezes, tive o peso ideal. Ideal para mim.
Esta gravidez começou bastante torta e em 6 meses ganhei 9 quilos o que ultrapassa em boa escala o meu objectivo e a minha vontade. Acima de tudo porque já comecei com 3 de avanço que ganhei uns meses antes da gravidez.
Não é nada dramático, não! Nem de perto nem de longe.
Mas aprendi que cada mulher tem o seu drama e o seu objectivo. 
Tenho amigas que são muito magras e que lhes é difícil queixar do corpo porque ninguém lhes reconhece esse direito. Outras com peso a mais e que já é considerável a quem dizem sem pensar que basta fechar a boca, quando a comida é, na maior parte das vezes, uma falsa resposta a problemas,  inquietações,  dificuldades.
É como é, e cada uma com a sua.
Bem, eu que estava a perder um bocadinho o controle, acima de tudo porque deixei os treinos (por agora) com a minha querida Fhit Unit - e de quem tenho tantas saudades, e resolvi bater o pé e pôr alguns limites nisto.
Às vezes só precisamos que alguém nos diga que temos que o fazer para nos dar o clique. E sentir alguma pressão de um nutricionista, no meu caso, é bom.
Como estou quase de 27 semanas e a m
aior no parte do peso vem daqui para a frente,  quer eu queira quer não, a ideia não é perder,  é manter controlado, comer bem a pensar em mim e na Luísa e também pensar numa perspectiva de futuro, para não ser tão difícil perder o peso depois.
O que a Maria -uma nutricionista top que se não conhecem, aconselho - me traçou foi mais um regime, do que uma dieta. Pôs horas nas minhas refeições, nas minhas quantidades e cortou com as coisas "más" que andava a comer. Lembrou-me da água que nesta fase é tão importante e deu-me alternativas às minhas ganas fora de horas. 
Daqui a um mês regresso para ver se me "portei bem" e se o peso se manteve mais ou menos igual (não espero milagres).
Como foram as vossas experiências?

Comentários

  1. Na primeira gravidez aumentei 9 quilos no total porque tive diabetes gestacional e fiz uma dieta rigorosa sem qualquer doce e muito pouco pão. Nos últimos meses não engordei nada.
    Desta vez (ainda não fiz o teste da glicémia) mas já engordei uns 7 ou 8 quilos ás 26 semanas.
    Como fiquei com prediabetes não tenho grandes ilusões mas como ando com grande apetite, tenho ignorado essa possibilidade até ter certezas.
    Sou seguida por uma nutricionista que me deu este plano: http://www.vinilepurpurina.com/2016/02/19/alimentacao-para-gravidas-2o-trimestre/

    Confesso que está a ser difícil segui-lo. Nos doces tenho pecado bastante. E no pão.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou de 24 semanas e já tenho 6 kg a mais, na primeira gravidez aumentei 8 kg no total e tive a gravidez quase toda de cama. O pior é que desta vez até ando no ginásio, vou todos os dias treinar e mesmo assim estou a aumentar muito :(.

    ResponderEliminar
  3. Estou com 35 semanas já engordei 15kl
    Muito difícil segura o meu peso, pois já estava acima do normal quando engrávidei.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

23 semanas (e um dia)

Passaram 15 dias desde a última actualização e tudo está maior. Eu no geral e também a minha barriga. Fizemos a ecografia morfológica e é impossível a Luísa estar mais saudável e mais enérgica. Durante toda a ecografia não parou e mostrou-se em toda a sua beleza. A médica disse que ela grande e gordinha. Está do tamanho de uma papaia, com cerca de 550 gramas e quase 30 cm! Comigo também está tudo óptimo e não há sinais de parto prematuro - que temos sempre em conta uma vez que no início tive um descolamento. Não tenho azia, nem dores no corpo, nem de cabeça e só ao final do dia, quando me sento, é que sinto o peso todo do dia ali mesmo no sofá. A fase em que estou é óptima porque ainda me mexo e durmo bem, apesar de estar com o sono muito mais leve. Mas de longe esta é a gravidez que mais me está a custar. Primeiro porque não estou mais nova, depois porque - e este é o grande motivo - tenho um filho que ainda quer colo e a quem ainda lho quero quero dar, e muito. E brincar, e correr...

Quem é amiga?

Todas as famílias passam por isto. Escolher as refeições. No meu grupo de amigas, passamos a vida a pedir ideias sobre o que cozinhar. Para a família, para os amigos, para um jantar especial. As ideias para a semana Mas o mais difícil é mesmo a organização da semana, cozinhar para a casa, coisas boas, que todos gostem e ir às compras a contar com isso tudo. Se a semana estiver organizada, a lista das refeições feita, então não há como não correr tudo melhor. Cá em casa é sempre como calha. Normalmente vou às compras à segunda feira - para mercearia, talho e afins e a fruta e legumes vou comprando ao longo da semana- Já aprendi que à segunda feira não é bom. Penso de cabeça o que vou fazer e compro na hora. Mas a quantidade de vezes que vou ao supermercado é uma perda de tempo e consequentemente de dinheiro. As receitas. Duas por cada dia Eis que surge A IDEIA. E não estaria a escrever isto se não fosse mesmo a ideia mais espectacular que vi nos últimos tempos. Chama-se ...

sair para descansar e não descansar

Quando crescemos, a maior parte de nós, que tem uma vida normal e um trabalho normal e uma rotina normal deixa de sentir adrenalina. E quando a voltamos a sentir, relembramos os tempos da adolescência em que fazíamos coisas parvas para termos este gozo que só algumas coisas nos dão. Estávamos todos a precisar de sair de Lisboa. É que Lisboa é linda mas cansa e mesmo que com filhos nunca se descanse, sair da (nossa) cidade é por si só um enorme descanso. O Aquashow Hotel teve a gentileza de convidar esta família de 5 para um fim de semana e nós, aproveitámo-lo bem. O Hotel é todo ele simpático e animado. Toda a gente é simpática, no restaurante, na recepção, no bar. E isso é logo meio caminho andado para nos sentirmos bem. Os quartos são óptimos e ficámos muito confortáveis uma vez que o nosso quarto era familiar com dois quartos independentes com uma porta comunicante. Varanda espectacular com vista para a piscina. O pequeno almoço é para todos os gostos e há de tudo e deu ...