Avançar para o conteúdo principal

10 dicas úteis para estes dias

Estamos todos a fazer o nosso melhor, por um bem comum. No fundo para termos a nossa liberdade de volta e tudo o que vem com ela. Alguns fazem - no em melhores condições e não podemos achar que estar em casa é simples para todos. Para alguns é estar sozinho, é não receber ordenado e os os cenários são muito diferentes, famílias numerosas, pais com filhos únicos, bebés recém nascidos, filhos adolescentes, Home School, no school, teletrabalho, pais que saem para trabalhar, filhos na creche. Há de tudo. Em todos os casos acho importante que se baixem os níveis de exigência no geral. Para connosco e também com os nossos.
Por isso aqui vai e com base na minha experiência e no que temos vivido cá em casa, as minhas 10 dicas úteis para sobreviver com sanidade a estes dias. Ordem aleatória. 

1. Priorizar
Há coisas que deixam de ser tão importantes. Não me cabe a mim dizer o quê mas entendam o que pode ficar para depois nas vossas rotinas. Se calhar não é preciso passar a ferro todos os dias nem aspirar todos os dias ou arrumar os armários todos em 5 horas. Temos tempo. 

2. Escolher guerras
Vamos ter que fechar os olhos a algumas coisas. Principalmente quando há filhos que brincam, desarrumam, espalham. Acho importante que eles percebam que todos têm que ajudar e que esta é uma altura para trabalhar em equipa mas às vezes mais vale apanhar o lego do chão e seguir caminho. E se for preciso falar sobre isso depois. 

3. Pedir ajuda. 
Estar fechado em casa implica que todas as tarefas sejam feitas por nós. Pedir ajuda nesta altura é subjectivo mas há empresas que cozinham para fora a preços acessíveis e ter um ou outro prato guardado no congelador pode significar uma folga. Caso o vosso orçamento vos permita fazer isto compensa mais do que encomendar Fast Food que só dá para uma refeição. 
Comprar online. As encomendas não estão fáceis mas na verdade se encomendarem para daqui a 15 dias nessa altura será menos uma em que terão que sair. 
Aproveitar os serviços online. Bancos. Lojas. O que precisarem. A maioria delas está a actuar com toda a segurança deixando encomendas e compras nos halls dos prédios. 
Caso possam liguem para as vossas mercearias. Há muitas a funcionar assim. Pedem o que precisam e eles preparam tudo. Depois é só pagar, pegar e levar. 

4. Somos pais. Não somos professores. 
A maioria de nós já não tem contacto com a matemática desde a faculdade. E já nem nos lembramos como é que se faz uma conta de dividir quanto mais ensinar aos nossos filhos no ambiente da casa. 
Falem com os professores para fazerem as coisas de modo autónomo. Em que não precisem constantemente dos pais para fazer fichas e trabalhos complicados. Não é suposto que os pais estejam presentes como um professor, nem suposto, nem possível. 

5. Organizar mas sem exagero
Organizar os dias é bom mas basta ter filhos para que rapidamente os nossos planos se alterem sem sabermos bem como. E isso pode causar stress. Na verdade só o que tem hora (aulas por exemplo) é que interessa cumprir, o resto se fugir ao esperado não é tão grave assim.

6. Simplificar 
Isto serve para tudo. Na cozinha, nas brincadeiras, na gestão da casa. 
Às vezes mais vale ver tranquilamente um filme na sala do que montar uma mega actividade à pressa e carregada de stress. Comer sandwiches (se tiverem pão fresco, por aqui não temos conseguido) do que sujar 10 panelas. 

7. Ouvir
São tempos confusos. As crianças estão confusas e às vezes arranjam maneiras esquisitas e irritantes de exteriorizar o que sentem. As birras, a histeria, a insolência às vezes, o silêncio fazem parte deles e nestas alturas pode estar mais à flor da pele. 
Perguntar como estão é tão simples como isso. Ir percebendo o que sentem, o que lhes faz falta, o que gostavam de fazer para melhorar e falar sobre nós e o que estamos a sentir para que se sintam também mais acompanhados. 

8. Estar sozinho 
Para quem sente necessidade de estar sozinho é importante criar espaço e tempo para o fazer. Seja para o que for. Ler, escrever, meditar, fazer ginástica, dormir, ver televisão, não fazer nada. A nossa sanidade está a ser posta à prova e por isso é importante fazermos o que for necessário para a manter. Se estar sozinho for uma necessidade então reclamem-na e permitam-na aos outros. 

9. Concretizar 
Há muitos projectos que ficam por concretizar no nosso dia a dia. Estar em casa não significa necessariamente ter mais tempo mas fazer as coisas a um ritmo diferente. Pendurar o quadro que está no chão há um mês, mudar mobília, iniciar um projecto fechado na gaveta, ajudar uma instituição que precise, começar a fazer exercício, ajuda a ver cumpridos objectivos e a sentirmo-nos concretizados. 

10. Desligar
Desligar tudo o que (vos) faz mal. Seja televisão, seja de páginas nas redes sociais que não nos inspiram ou que nos trazem sentimentos menos bons, seja das tecnologias. A informação e a contra informação podem tornar-se pesadas e ajudar à confusão. Protejam - se disso se notarem que não vos faz bem. 

Boa sorte para todos aí em casa e deixem aqui as vossas ideias para que estes dias corram melhor. 

Um beijinho 
Maria Ana 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23 semanas (e um dia)

Passaram 15 dias desde a última actualização e tudo está maior. Eu no geral e também a minha barriga. Fizemos a ecografia morfológica e é impossível a Luísa estar mais saudável e mais enérgica. Durante toda a ecografia não parou e mostrou-se em toda a sua beleza. A médica disse que ela grande e gordinha. Está do tamanho de uma papaia, com cerca de 550 gramas e quase 30 cm! Comigo também está tudo óptimo e não há sinais de parto prematuro - que temos sempre em conta uma vez que no início tive um descolamento. Não tenho azia, nem dores no corpo, nem de cabeça e só ao final do dia, quando me sento, é que sinto o peso todo do dia ali mesmo no sofá. A fase em que estou é óptima porque ainda me mexo e durmo bem, apesar de estar com o sono muito mais leve. Mas de longe esta é a gravidez que mais me está a custar. Primeiro porque não estou mais nova, depois porque - e este é o grande motivo - tenho um filho que ainda quer colo e a quem ainda lho quero quero dar, e muito. E brincar, e correr...

Quem é amiga?

Todas as famílias passam por isto. Escolher as refeições. No meu grupo de amigas, passamos a vida a pedir ideias sobre o que cozinhar. Para a família, para os amigos, para um jantar especial. As ideias para a semana Mas o mais difícil é mesmo a organização da semana, cozinhar para a casa, coisas boas, que todos gostem e ir às compras a contar com isso tudo. Se a semana estiver organizada, a lista das refeições feita, então não há como não correr tudo melhor. Cá em casa é sempre como calha. Normalmente vou às compras à segunda feira - para mercearia, talho e afins e a fruta e legumes vou comprando ao longo da semana- Já aprendi que à segunda feira não é bom. Penso de cabeça o que vou fazer e compro na hora. Mas a quantidade de vezes que vou ao supermercado é uma perda de tempo e consequentemente de dinheiro. As receitas. Duas por cada dia Eis que surge A IDEIA. E não estaria a escrever isto se não fosse mesmo a ideia mais espectacular que vi nos últimos tempos. Chama-se ...

sair para descansar e não descansar

Quando crescemos, a maior parte de nós, que tem uma vida normal e um trabalho normal e uma rotina normal deixa de sentir adrenalina. E quando a voltamos a sentir, relembramos os tempos da adolescência em que fazíamos coisas parvas para termos este gozo que só algumas coisas nos dão. Estávamos todos a precisar de sair de Lisboa. É que Lisboa é linda mas cansa e mesmo que com filhos nunca se descanse, sair da (nossa) cidade é por si só um enorme descanso. O Aquashow Hotel teve a gentileza de convidar esta família de 5 para um fim de semana e nós, aproveitámo-lo bem. O Hotel é todo ele simpático e animado. Toda a gente é simpática, no restaurante, na recepção, no bar. E isso é logo meio caminho andado para nos sentirmos bem. Os quartos são óptimos e ficámos muito confortáveis uma vez que o nosso quarto era familiar com dois quartos independentes com uma porta comunicante. Varanda espectacular com vista para a piscina. O pequeno almoço é para todos os gostos e há de tudo e deu ...