Avançar para o conteúdo principal

Copo menstrual para as nossas filhas?

Em 2017, inspirada pela experiência de uma amiga resolvi experimentar o copo menstrual. Este copo, por incrível que pareça foi idealizado em 1930 mas só recentemente - últimos 20 anos - é que começou a ser comercializado como hoje o conhecemos. Em silicone médico que garante não só a a sua durabilidade mas também a sua higiene e conforto. Muito facilmente me rendi e a minha experiência foi muito simples e tranquila como podem reler aqui.
3 anos depois ainda não voltei a usar nem tampão nem penso higiénico e não pretendo voltar. As vantagens que tenho encontrado são tantas neste momento, e ao contrário da minha desconfiança inicial, não encontro uma única desvantagem.
A nossa pegada ecológica diminui drasticamente uma vez que um copo, se for usado com todas as guidelines higiénicas, dura cerca de 10 anos. Eu pela lógica, não preciso de comprar mais nenhum e vou poupar cerca de 350€ até à menopausa e à volta de 9kg de desperdício ao nosso planeta já tão sobrecarregado. Em relação aos pensos e tampões sinto que é muito mais higiénico, não só para nós como para os outros uma vez que não deixa vestígio alguns. Quando está cheio despeja-se, lava-se e está pronto a voltar a usar. O que torna toda a experiência da menstruação - à qual não podemos fugir - muito mais leve, tranquila e higiénica. Com um fluxo normal pode usar-se até 12 horas e por isso podemos dormir sem estar a pensar no assunto o que ajuda a ter um sono tranquilo e despreocupado. Não me preocupo nunca com fugas porque na realidade nunca me aconteceu a não ser quando por algum motivo não coloquei bem o copo. É seguro e muito confortável, a verdade é que não se sente e isso é tudo.
Estou absolutamente feliz com esta opção e a razão pela qual volto a escrever sobre o assunto, é não só para reforçar esta minha convicção mas também para falar sobre a opção para adolescentes.
Uma das minhas grandes missões como mãe é falar sobre tudo com os meus filhos mesmo que isso às vezes me envergonhe ou vá contra a minha natureza mais reservada. E este é dos temas que naturalmente vai surgir e que quero que seja encarado com a maior naturalidade possível.
Sabiam que é mais caro sustentar uma filha do que um filho e não porque as miúdas gostem mais de roupa mas por toda a envolvente anatómica e tudo aquilo que envolve ser mulher ao longo da vida? Esta curiosidade sustenta o facto de ser necessário mais intervenção a este nível com as raparigas e apresentar várias opções às nossas filhas e ao mesmo tempo proteger a nossa carteira.
Uma das coisas que impedia ou dificultava o uso do copo pelas adolescentes, era o seu tamanho, feito para mulheres que não tinham tido partos naturais e para mulheres com partos naturais, (tamanhos A e B) excluía de certa forma as raparigas nesse período inicial, tão sensível.
A OrganiCup, marca que uso, lançou em Maio e a pedido de muitas adolescentes e mães o tamanho mini para que as adolescentes possam começar a usar ou mudar de outros métodos para o copo. É importante que se sintam confortáveis com o seu corpo e que o compreendam antes de o fazer, como com qualquer outro método mas é seguramente o que vou aconselhar às minhas filhas.
Não tenho dúvidas que toda  experiência teria sido diferente se isto já existisse no mercado no "meu tempo".
Caso queiram experimentar para vocês ou dar a conhecer às vossas filhas a OrganiCup disponibilizou um código promocional "amaejavai20" que podem usar no final da compra e poderão encomendar sem custos de envio.
Para encomendar é aqui
Caso prefiram comprar por cá podem saber onde há mais perto de vocês através deste link.




Post escrito com o patrocínio da OrganiCup

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23 semanas (e um dia)

Passaram 15 dias desde a última actualização e tudo está maior. Eu no geral e também a minha barriga. Fizemos a ecografia morfológica e é impossível a Luísa estar mais saudável e mais enérgica. Durante toda a ecografia não parou e mostrou-se em toda a sua beleza. A médica disse que ela grande e gordinha. Está do tamanho de uma papaia, com cerca de 550 gramas e quase 30 cm! Comigo também está tudo óptimo e não há sinais de parto prematuro - que temos sempre em conta uma vez que no início tive um descolamento. Não tenho azia, nem dores no corpo, nem de cabeça e só ao final do dia, quando me sento, é que sinto o peso todo do dia ali mesmo no sofá. A fase em que estou é óptima porque ainda me mexo e durmo bem, apesar de estar com o sono muito mais leve. Mas de longe esta é a gravidez que mais me está a custar. Primeiro porque não estou mais nova, depois porque - e este é o grande motivo - tenho um filho que ainda quer colo e a quem ainda lho quero quero dar, e muito. E brincar, e correr...

Quem é amiga?

Todas as famílias passam por isto. Escolher as refeições. No meu grupo de amigas, passamos a vida a pedir ideias sobre o que cozinhar. Para a família, para os amigos, para um jantar especial. As ideias para a semana Mas o mais difícil é mesmo a organização da semana, cozinhar para a casa, coisas boas, que todos gostem e ir às compras a contar com isso tudo. Se a semana estiver organizada, a lista das refeições feita, então não há como não correr tudo melhor. Cá em casa é sempre como calha. Normalmente vou às compras à segunda feira - para mercearia, talho e afins e a fruta e legumes vou comprando ao longo da semana- Já aprendi que à segunda feira não é bom. Penso de cabeça o que vou fazer e compro na hora. Mas a quantidade de vezes que vou ao supermercado é uma perda de tempo e consequentemente de dinheiro. As receitas. Duas por cada dia Eis que surge A IDEIA. E não estaria a escrever isto se não fosse mesmo a ideia mais espectacular que vi nos últimos tempos. Chama-se ...

sair para descansar e não descansar

Quando crescemos, a maior parte de nós, que tem uma vida normal e um trabalho normal e uma rotina normal deixa de sentir adrenalina. E quando a voltamos a sentir, relembramos os tempos da adolescência em que fazíamos coisas parvas para termos este gozo que só algumas coisas nos dão. Estávamos todos a precisar de sair de Lisboa. É que Lisboa é linda mas cansa e mesmo que com filhos nunca se descanse, sair da (nossa) cidade é por si só um enorme descanso. O Aquashow Hotel teve a gentileza de convidar esta família de 5 para um fim de semana e nós, aproveitámo-lo bem. O Hotel é todo ele simpático e animado. Toda a gente é simpática, no restaurante, na recepção, no bar. E isso é logo meio caminho andado para nos sentirmos bem. Os quartos são óptimos e ficámos muito confortáveis uma vez que o nosso quarto era familiar com dois quartos independentes com uma porta comunicante. Varanda espectacular com vista para a piscina. O pequeno almoço é para todos os gostos e há de tudo e deu ...